sábado, 22 de dezembro de 2007

Sexualidade & Contracepção…a todo o gás…

Olá Malta!!
Ora cá estamos para contar mais uma das actividades do Espaço AJE. Desta vez fomos falar de Sexualidade & Contracepção!

Nos dias 10 e 12 de Dezembro foram realizadas 2 sessões de 90min. + 1 sessão de 45min. para a turma do 9ºH a pedido da Professora Pilar Peres.

Estas sessões tiveram como objectivo reflectir acerca da noção de sexualidade e dos comportamentos de protecção (métodos contraceptivos). Para quebrar o gelo inicial (mas qual gelo??) começamos pela actividade “Eu & o meu objecto pessoal”. Foi pedido aos alunos que escolhessem um objecto pessoal que tivessem consigo para se apresentar e explicar porque o escolheram e em que aspectos se identificam com o objecto. Para tentar chegar à definição de Sexualidade, foram visualizadas algumas imagens ao som de uma música, seguindo-se de um Braintorming que resultou numa diversidade de conceitos como podes ver a seguir:
- Amor
- Preservativo
- Carinho
- Menstruação
- Afecto
- Sexo
- Ligação
- Beijo
- Fidelidade
- Educação
- Valores
- Violação
- Adolescência
- Orgasmo
- Abraço
- Métodos Contraceptivos
- Sida
- Amizade
- Prazer
- Crescimento/desenvolvimento
- IST’s
- Religião
- Homossexualidade
- …

Só depois foi apresentada a definição de Sexualidade segundo a Organização Mundial da Saúde. Já agora sabes qual é? Pelo sim pelo não…

Sexualidade
“…é uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, acções e interacções e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental.”

Depois de definida a Sexualidade, os alunos realizaram a actividade “Encontra o teu par”. Com esta actividade foi possível encontrar-se as dimensões da Sexualidade (Biológica, Psicossocial/Cultural e Afectiva/Relacional) e explorá-las um pouco mais. No final, os alunos puderam compreender que as dimensões interligam-se umas com as outras e que a sua dissociação não é possível.

Como um dos temas a abordar dizia respeito aos Métodos Contraceptivos, foi necessário explicar que no início de uma sexualidade activa, no que respeita às relações sexuais, os jovens devem ter em conta a possibilidade de ocorrer uma gravidez e de se poder contrair uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST’s) incluindo a SIDA. Para que isto não aconteça, é necessário ter comportamentos de protecção, o que significa, usar um Método Contraceptivo adequado e seguro.

Antes de se escolher o Método Contraceptivo deve-se ir a uma Consulta de Planeamento Familiar e juntamente com o(a) médico(a), deve-se fazer um diagnóstico para que o(a) médico(a) te indique o contracptivo mais adequado a ti.

Só para que saibas, podes ir ao Centro de Saúde da Benedita e obter uma Consulta de Planeamento Familiar gratuita. Basta falares com um(a) enfermeiro(a). Não precisas de ser acompanhada(o) por ninguém, a não ser que assim o desejes.

Para que os alunos descobrissem os Métodos Contraceptivos (que iriam posteriormente ser trabalhados por eles), foi feito o “Caça o Contraceptivo” que consiste num jogo com pistas, correspondendo cada pista a uma função de um Método Contraceptivo. Depois de encontradas todas as funções, os alunos tentaram descobrir qual o Método Contraceptivo a que correspondia a sua equipa mas, aqui gerou-se alguma confusão, revelando-se algumas dúvidas acerca desta temática.

A Malinha dos Contraceptivos ajudou a esclarecer visualmente alguns métodos e o seu impacto foi desde logo positivo. Como o tempo já não era muito, no dia 12, nas aulas de Educação Moral e Religiosa, Formação Cívica e ainda um bocadinho da aula de Físico-Quimica deu-se continuidade ao trabalho.

No dia 12 de Novembro, os alunos começaram por construir os cartazes com as vantagens e desvantagens dos 6 Métodos Contraceptivos seleccionados pela Formadora para estas sessões (Preservativo, Pílula, Diafragma, Anel Vaginal, Dispositivo Intra-Uterino, Adesivo Contraceptivo). Depois de distribuídos os caderninhos de apoio com a devida explicação sobre todos os Métodos, os alunos deram início ao trabalho e revelaram grandes talentos!!

Após a sua conclusão, cada grupo apresentou as vantagens e desvantagens aos restantes grupos, que num sistema de escuta activa, avaliavam os trabalhos dos colegas e a sua apresentação. Na apresentação do preservativo foi pedido ao grupo que colocasse por ordem os passos para a correcta utilização do preservativo no PRESERVATIVO GRANDE que se encontrava na sala.

Não foi possível, por uma questão de tempo, fazer a colocação de um preservativo, no sentido de relembrar os passos. No entanto, numa próxima actividade poder-se-á apelar aos alunos para cumprir com esta intenção.

Depois de preenchida a Ficha de Avaliação…sentimos (eu e eles) que o tempo passou como se tratasse de uma flecha e que o gás que tivemos de dar às sessões nem sempre funciona a nosso favor!

Sem dúvida que concordo convosco…seria necessário mais tempo para falar sobre sexualidade, muito mais haveria a tratar, as dúvidas eram e são algumas (ou até muitas), a curiosidade é normal na idade em que se encontram e, de facto, a Educação Sexual deve ser vista como um processo contínuo e não descontínuo, deve não só informar mas sim promover o debate e a escolha crítica.

Para qualquer dúvida ou questão, podem comunicar comigo, ou no Espaço AJE ou na Sala de Alunos, ou ainda, se quiserem pelo e-mail espaço_aje@hotmail.com. Estarei sempre à vossa disposição…por isso disponham!

Um Abraço e até breve…

Para mais tarde recordar


Agradecimentos:
À Professora Maria Pilar Peres, ao Professor Sérgio Costa e à Professora Rosa Maria Belo pela disponibilidade em ceder o tempo de aula.

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