sábado, 22 de dezembro de 2007

Quem pode fazer PROMOÇÃO e EDUCAÇÃO para a SAÚDE? Um Licenciado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO!!

Para o desenvolvimento da Educação para a Saúde muitas ciências têm dado o seu contributo, como são exemplo as Ciências da Saúde e as Ciências da Educação, entre outras, como pudeste ver nas quatro ciências que constituem a Educação para a Saúde (Rodrigues, 2005). As Ciências da Educação têm um papel especial, uma vez que, “dispondo de uma gama de saberes teórico-práticos permitem-nos analisar e compreender diferentes processos de aprendizagem e a interpretação dos comportamentos humanos ao longo da vida e nos diferentes contextos onde se produzem” (Andrade, 1995 citado por Rodrigues, 2005, p.48).


O QUE SÃO AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO?

“A Educação é um processo exclusivamente humano, intencional, intercomunicativo…em virtude da qual se realizam com maior plenitude a instrução, a personalização e a socialização do homem”
Tradução (Fermoso, 1994, p.21)*


Em Portugal, a Licenciatura em Ciências da Educação “nasceu” no ano lectivo de 1987/88 sob a alçada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Esta Licenciatura assenta em processos de formação inovadores, procurando uma maior articulação entre a teoria e a prática. Nesta articulação pretende-se estimular e desenvolver o espírito crítico, a investigação e a mudança. Procura, também desenvolver “práticas inter-disciplinares que estimulem a utilização de uma pluralidade de olhares reflexivos sobre os contextos, percursos e experiências educativas"**.

Pode dizer-se que as CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO são matérias fundamentais porque têm em conta as diferentes dimensões humanas; contempla disciplinas de metodologia da investigação, isto é, promove a reflexão/análise, a comparação e é uma ciência experimental e não experimental. Para além disso, é globalizante porque implica descrever, explicar, predizer e controlar a intervenção pedagógica: teoria da Educação e Pedagogia Geral). É uma disciplina sintética (pedagogia diferencial) e é do campo das disciplinas de aplicação (Aretio, 1992)*.

Segundo Mialaret (1980)*, as CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO constituem um conjunto coerente que corresponde a um campo específico da actividade humana; podem aspirar a uma certa autonomia do mesmo modo que outras disciplinas das Ciências Humanas; caracteriza o seu objecto científico: a situação educativa; identifica os factores que influenciam as situações educativas: gerais, locais e específicos; classifica e agrupa as diversas disciplinas científicas e reconhece vários estatutos epistemológicos.

Ainda segundo este autor, as funções gerais das CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO são:
-Explicação e justificação das acções educativas
-Investigação e informação
-Reflexão sobre a relação entre modelo teórico e prática educativa

As CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO baseiam-se num método integrativo, ou seja:
-É um método baseado num tratamento de conjunto aplicado a informações recolhidas por uma pesquisa cientifica
-Provém de estudos no domínio educacional ou de ciências que estudam domínios em interacção com o educacional
-Integra a informação nova com a informação já construída, estabelecendo sempre novas relações entre os conhecimentos.

Trata-se de um método:
-Reflexivo
-Sintético
-Teórico
-Discursivo
-Racional
-Compreensivo
-Empírico
(Adalberto Dias de Carvalho, 1988)

O objectivo cientifico da EDUCAÇÃO é a reflexão, compreensão, interpretação, explicação, descrição, predição, descoberta, justificação e prescrição dos múltiplos factos, situações e acções educativas que ocorreram, ocorrem e podem produzir-se, garantem uma certa unidade e coerência ao tratar-se do estudo de uma mesma realidade – a educação do homem.

“A Educação existiu sempre, em todos os tempos e em todas as sociedades, estando intimamente ligada às relações que os seres humanos estabelece, entre si”
(Teodoro, 1994, p. 31)*


QUAIS SÃO AS SAÍDAS PROFISSIONAIS DESTA LICENCIATURA?
A inserção no mercado de trabalho para a Licenciatura em Ciências da Educação tem-se situado em áreas como:

- Educação;
- Saúde;
- Organizações autárquicas;
- Justiça;
- Segurança Social.



Nas diversas áreas os licenciados poderão desempenhar funções de formadores, coordenadores, consultores, assessores, agentes de desenvolvimento, investigadores, animadores, planificadores, avaliadores, etc **.


QUE DISCIPLINAS PODIAS ENCONTRAR NAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO até 2006/2007 em Coimbra (antes de Bolonha)?






































































5.º ANO - Estágio - EM QUE ÁREAS?








QUAIS AS TEMÁTICADS DE INTERVENÇÃO DE UM LICENCIADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE?
- Sexualidade
- Álcool
- Tabaco
- Drogas
- Alimentação
- Saúde Oral
- Doenças Específicas: diabetes, colesterol, etc.
- Prevenção Rodoviária
- (...).


Onde podes consultar mais informação:
ANALCE – Associação Nacional de Licenciados em Ciências da Educação http://www.analce.org/ceportugal.html

FPCEUC – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
http://www.uc.pt/fpce



Fonte:
* Informação recolhida nos diapositivos da Disciplina Introdução às Ciências da Educação leccionada pela Doutora Maria do Rosário Pinheiro.
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http://sigarra.up.pt/fpceup/cursos_geral.FormView?P_CUR_SIGLA=LCE acedido a 18 de Dezembro de 2007

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