sábado, 22 de dezembro de 2007

ESTE É UM ESPAÇO DE PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE!

Para te ser transparente esta designação (que auxilia o ESPAÇO AJE), vou tentar clarificar os conceitos…

O QUE É SAÚDE?
Existem várias definições de Saúde, dado este conceito ser extremamente complexo e variável de acordo com os valores e normas sócias/culturais. Inicialmente, o conceito de saúde era entendido numa base dicotómica entre saúde e doença.

A definição mais divulgada é a da Organização Mundial da Saúde (OMS, 1985 citado por Jardim e Pereira, 2006, p. 16)*: “Saúde é um estado completo de Bem-Estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença e enfermidade”.

Esta definição tem em conta diversas dimensões (física, mental e social) e vai de encontro a uma visão positiva de saúde. No entanto, tem sido alvo de diversas criticas, já que definir saúde como um estado de completo bem-estar torna-a algo inatingível. Assim, esta definição poderá ser considerada como um dos objectivos a atingir pelos serviços de saúde.

Segundo a Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde (1986) a saúde é “concebida e vivida pelas pessoas em todos os quadrantes da vida quotidiana: nos locais onde se aprende, se trabalha, se brinca, se ama. A Saúde é concebida como o cuidado que se dispensa a si e aos outros; como o ser capaz de tomar decisões e de controlar-se nas circunstâncias de vida; como o assegurar-se que a sociedade em que se vive cria condições que permitem a aquisição da Saúde por todos os seus membros”.


Assim, a saúde é considerada um recurso para a vida e não um objectivo de vida, destacando-se não só os recursos sociais e pessoais mas também as capacidades físicas (Carta de Ottawa, 1986)**.


Os níveis de actuação/intervenção no que respeita à prevenção de doenças e promoção da saúde são:
1. Prevenção primária (diminuir os factores de risco e aumentar os de protecção)
2. Prevenção secundária (detectar os problemas de saúde e facilitar os seus tratamentos)
3. Prevenção terciária (recuperar a saúde evitando recaídas) (Alcázar, 2003, pp. 269-270)***


O QUE É PROMOÇÃO DA SAÚDE?
Segundo a Carta de Ottawa, a Promoção da Saúde é o processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e das comunidades para controlarem a sua saúde, no sentido de a melhorar. Para atingir um bem-estar físico, mental e social, o individuo ou o grupo devem estar aptos a identificar e realizar as suas aspirações, a satisfazer as suas necessidades e a modificar ou adaptar-se ao meio. Assim, a saúde é entendida como um recurso para a vida e não como uma finalidade para a vida.

(…) a Promoção da Saúde não é uma responsabilidade exclusiva do sector da saúde, pois exige estilos de vida saudáveis para atingir o bem-estar.
(Carta de Ottawa Para a Promoção da Saúde, 1986)



COMO SE PROMOVE A SAÚDE?
Através de programas de Promoção e Educação para a Saúde que actuam a 3 níveis:


O nível Informativo:
Este é considerado um nível mais básico uma vez que tem como principal função transmitir e possibilitar o acesso a informação relevante e importante. Este é considerado o primeiro passo ou o primeiro nível de actuação.

O nível da Sensibilização:

Este é um nível que pressupõe que as pessoas entendam onde está o problema e como se podem desenvolver atitudes e comportamentos de protecção. Adoptam-se estratégias no sentido de as pessoas se identificarem com as situações. Apela-se às consequências e sempre que possível recorre-se a uma sensibilização pela positiva.

O nível da Mudança de Comportamentos:
Este nível é o mais complexo uma vez que implica a mudança de comportamentos o que nem sempre é fácil. Implica uma aprendizagem relativamente estável e constante. A mudança do comportamento nem sempre é estável daí não se falar em aprendizagem mas sim em modificação do comportamento.Pretende-se aumentar os comportamentos saudáveis e diminuir os comportamentos de risco.O objectivo principal é levar os indivíduos a aumentarem os comportamentos saudáveis nos diversos contextos levando a uma generalização dos comportamentos (Rodrigues, 2003)****.


O QUE É EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE?
Têm surgido várias definições de Educação para a Saúde, no entanto confluem todas para um mesmo princípio: de que se trata de um “conjunto de experiências de aprendizagem que têm como objectivo influenciar positivamente a saúde de cada um”. (Alcázar, 2003, p.269) Tem demonstrado ser uma estratégia imprescindível na prevenção da doença e mal-estar, actuando sobre os factores de risco e na promoção da saúde.

A Organização Mundial de Saúde, definiu em 1983, a Educação para a Saúde como “conjunto de actividades de informação e educação que estimulam os sujeitos a quererem desfrutar da sua saúde, saberem como atingir esse objectivo, fazer tudo o que for possível, individual ou colectivamente, para conservar a saúde e recorrer a ajuda caso seja necessário” (Organização Mundial de Saúde, 1983, citado por Alcázar, 2003, p.269).

Segundo Costa & Lopes (1996, citado por Alcázar, 2003, p. 269) a Educação para a Saúde pode ser vista como um “processo planificado e sistemático de comunicação e de ensino aprendizagem orientado para tornar fácil a aquisição, escolha e manutenção de práticas saudáveis e fazer difíceis as práticas de risco.”


QUAIS OS OBJECTIVOS DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE?
- O objectivo geral será contribuir para a melhoria da saúde de toda a população, prevenindo a doença, informando e promovendo a saúde;

- Tem, também, como finalidade facilitar a mudança voluntária dos estilos de vida. É possível fazer-se dando informação e conhecimento, para que cada indivíduo possa aumentar o seu grau de saúde e bem-estar

- Por fim, procura atingir a responsabilização de todos e de cada um pelas questões de saúde(Rodrigues, 2005).


Pressupostos básicos da Educação para a Saúde:
- Intervenções estruturadas para a população alvo a que se destinam
- Satisfazer as necessidades sentidas pela população alvo
- Os sujeitos devem ter um papel activo, tanto na planificação como na prestação de cuidados de saúde
- Por fim, é também importante tratar as competências sociais e emocionais.
(Rodrigues, 2005, p. 48)



Quatro ciências para construir a Educação para a Saúde:

1. Ciências da Saúdemedicina clássica e as suas especialidades;
2.Ciências do Comportamento – análise, compreensão e explicação dos diferentes comportamentos;

3. Ciências da Educação – análise e compreensão dos complexos processos de ensino - aprendizagem, além de, também, estudar os comportamentos.
4. Ciências da Comunicação – transmissão da mensagem à população
(Andrade 1995, citado por Rodrigues, 2005, p.48 - 49).

A Educação para a Saúde resulta da cooperação destas quatro ciências, que em conjunto permitem a conceptualização necessária do Homem como um ser bio-psico-social. Só com este trabalho inter-disciplinar é possível que a Educação para a Saúde facilite, o processo de aquisição de comportamentos saudáveis.


Até Breve!!

Dá uma vista de olhos nos ESTILOS DE VIDA como Promoção da Saúde...


Referências Bibliográficas:

* Jardim, J. e Pereira, A. (2006). Competências Pessoais e Sociais: Guia Prático para a Mudança Positiva. Colecção Ficheiros Pedagógicos. 1ª Edição. Porto: Edições ASA.
** Silva, L. (2002). Promoção da Saúde. Lisboa: Universidade Aberta.
*** Alcázar e colaboradores (2003). Educación de la salud. Manual de Psicologia de la Salud com ninõs, adolescentes y família. Ediciones Pirâmide, pp. 265-285.
**** Rodrigues, V. (2005). Educar para a saúde: uma estratégia de promoção da saúde. Sinais Vitais, 59, pp. 47-51
***** Roales, J. (2004). Psicologia de la salud, aprocimácion histórica, conceptual y aplicaciones. Comportamiento y salud y comportamiento como riesgo (pp. 119 – 148) Madrid: Ediciones Pirámide

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