sábado, 22 de dezembro de 2007

OS ESTILOS DE VIDA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE



O conceito de ESTILO DE VIDA tem vindo a ganhar muita importância no campo de intervenção da educação para a saúde, e isto deve-se ao facto das “soluções para os problemas de saúde actuais dependerem mais do que nunca do que os sujeitos fazem ou não fazem por si mesmos” (Madler, 1977 citado por Roales-Rieto, 2003, p.120)*****. Ou seja, a manutenção da saúde depende grandemente do estilo de vida adoptado pelo sujeito.

Pode-se definir ESTILO DE VIDA como “a forma ou a maneira como os sujeitos conduzem as suas actividades do dia-a-dia” (Singer, 1982, citado por Roales-Rieto, 2003, p.128). Segundo outro autor, ESTILOS DE VIDA são “comportamentos sobre os quais o indivíduo tem controlo o que inclui todas as atitudes que afectam, ou resultam num risco, para a saúde”.

A seguem-se alguns hábitos que são considerados saudáveis, e que assim te facilita a compreensão de ESTILOS DE VIDA.

Presta ATENÇÃO, esses factores resultam do Estudo de Alameda County :


OS 7 (+1)…DA SAÚDE


Foi levado a cabo na Califórnia (EUA, nos anos 60) e é visto como o primeiro grande estudo de Educação para a Saúde.
A partir dele surge uma nova forma de pensar a Promoção da Saúde: através dos comportamentos/factores protectores de saúde (safety behavior) ou estilos de vida saudáveis (wellness).

1- dormir 7/8 horas por dia
2- manter um peso adequado
3- ter uma alimentação equilibrada e variada
4- praticar exercício físico regularmente
5- consumir álcool moderadamente
6- nunca ter fumado
7- nunca ter consumido substâncias psicoactivas
8- usar sempre o cinto de segurança

(devido ao elevado número de acidentes rodoviários, que todos os anos são responsáveis não só pela morte de muitos, como pela diminuição da qualidade de vida de outros)

Se o estudo fosse novamente realizado nesta primeira década do século 21, qual seria o 9º safety behavior?

9- utilizar sempre o preservativo

(porque é o único meio de protecção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis, que atingem, todos os anos, números assustadores)

Estes são apenas alguns factores que podem servir de factores protectores da saúde, e que tornam o sujeito responsável por zelar pelo seu bem-estar.

Assim tu és responsável pela TUA SAÚDE e pela SAÚDE dos OUTROS, não te parece??



ONDE SE PODE FAZER EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE?
A Educação para a Saúde tem muito a ganhar se for desenvolvida num contexto escolar, uma vez que esta pode:
- “garantir a acessibilidade e continuidade das acções de saúde durante muito tempo;
- garantir a receptividade ou vulnerabilidade para as acções educativas, por poderem ser implementadas em crianças muito novas;
- permitir a confluência simultânea e ordenada de contextos e influencias relevantes na vida das crianças;
- garantir o apoio social para os valores e práticas de saúde aprendidos, uma vez, que se conta com o apoio do grupo de pares;
- por fim, permite implementar a educação para a saúde numa perspectiva de desenvolvimento integral das crianças” (Alcázar, 2003, p. 272).

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