sábado, 22 de dezembro de 2007

O(S) PORQUÊ(S) DESTE ESPAÇO?

No final do Mês de Setembro foi publicado o Relatório Final do Grupo de Trabalho de Educação Sexual (GTES) coordenado pelo Doutor Daniel Sampaio que estabelece os parâmetros gerais dos Programas de Educação Sexual em Meio Escolar.

Neste sentido, o GTES apresenta algumas medidas a implementar nas Escolas Portuguesas, entre as quais, a criação de Gabinetes de Apoio ao Aluno (com especial atenção para os alunos que frequentem o Ensino Secundário). Este espaço deve ser de privacidade, para que os alunos possam ser ouvidos, possam encontrar algumas respostas e receber informação disponível. Além disso, caso necessário devem ser encaminhados para um apoio fora da escola (Centro de Saúde).

Segundo este Relatório, o TEU apoio e participação é essencial, quer na sua divulgação da sua existência, quer na decoração do espaço e recolha/pesquisa de material de apoio. Desde o início deve haver uma parceria com uma estrutura de saúde (Centro de Saúde, Hospital, Maternidade).

Para além deste Relatório, esta já tinha sido uma das primeiras iniciativas do Projecto CRESCER do ECB, mas que agora levou uma “lufada de ar fresco” e que tem pernas para andar e vontade de Crescer!

QUE TEMAS PODEM SER TRATADOS NESTES GABINETES?
- Alimentação e Actividade Física
- Consumo de substâncias psico-activas, tabaco, álcool e drogas
- Sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis (com especial atenção na SIDA)
- Violência em meio escolar/Saúde Mental

O ESPAÇO AJE centra-se mais na Sexualidade mas também te pode dar uma mãozinha nas outras áreas… Poderás sempre fazer sugestões de outros temas que sejam do teu interesse! Propõem no teu Espaço (Espaço AJE) ou aqui mesmo no Blog…

As tuas sugestões são importantes para nós!



MAS AFINAL…PARA QUE SERVE A EDUCAÇÃO SEXUAL/EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE?



A Educação Sexual ou a Educação para a Sexualidade “permite obter informação e formar atitudes e crenças acerca da Sexualidade e do comportamento sexual”.


A Educação Sexual tem como metas:
- Alcançar uma melhoria nos relacionamentos afectivo-sexuais
- Reduzir as possíveis consequências negativas dos comportamentos sexuais (gravidez não desejada/planeada e IST’s)
- Dotar os mais novos para se protegerem face a todas as formas de abuso e exploração sexual

O objectivo fundamental da Sexualidade é “desenvolver competências nos jovens para que estes possam fazer escolhas informadas na área da sexualidade ao longo da sua vida” (GTES, 2007, p.4 e 5).


PARA MATAR A TUA CURIOSIDADE…
O GTES publicou 2 Relatórios: O 1º em Outubro de 2005 – Relatório Preliminar e agora este em Setembro deste ano (2007) – Relatório Final.

Para mais informação podes consultar o site
http://www.min-edu.pt/np3/pesquisa?txt=GTES
Tens sempre o BLOG como alternativa ou se quiseres podes sempre enviar as tuas questões para:
espaço_aje@hotmail.com


Até à Proxima ;)

1 comentário:

Anónimo disse...

Trabalho impecavel
esta mesmo brotal
adurei...
esta mais que exelente
parabems cristiana
beijinhos
;)