sábado, 22 de dezembro de 2007

+ PASSOS…com Pipocas pelo meio…

Mais um WORKSHOP ao teu dispor…

“Espanta Fumos” foi a denominação encontrada para mais um WORKSHOP realizado na Sala de Aluno no dia 3 de Dezembro, no âmbito do DIA DO NÃO FUMADOR



Para participares bastava te inscreveres junto da funcionária da Sala de Alunos (será sempre assim). Este WORKSHOP foi realizado da parte da manhã para a turma do 9ºH e da parte da tarde para os Pares (Grupo “Agarra-te à Vida”) que se inscreveram.

Teve como objectivo promover a resistência à pressão dos pares consumidores de tabaco. Para tal foram realizadas várias actividades, entre as quais, a das pipocas - “Eu digo Não e tu?” para abordar a pressão dos pares. Este jogo consistia na divisão da turma em 4 equipas com 5 elementos cada. Cada um dos elementos das equipas recebe uma folha com instruções que devia ler e guardar segredo até ao final do jogo. Quatro dos elementos recebem a mesma instrução: “para que a tua equipa ganhe, todos os elementos devem comer as pipocas até ao fim”. O quinto elemento da equipa recebe uma instrução diferente: “para que a tua equipa ganhe tu não podes comer nenhuma pipoca”.

Foi muito interessante verificar as formas encontradas pelas equipas para tentar pressionar o 5 elemento a comer as pipocas, assim como, verificar a forma de resistência desse mesmo elemento à pressão exercida pelo grupo. A partir daqui, o jogo foi explorado em virtude da pressão que muitos jovens sentem pelo grupo para começarem a fumar ou a consumir drogas.

No grupo de pares (Grupo “Agarra-te à Vida”) esta actividade não foi possível realizar, uma vez que, as participantes “desconfiaram” das instruções da actividade e, pensado de que se tratava de uma brincadeira (talvez porque o almoço não tenha sido suficiente…loool), dedicaram-se a comer as pipocas… :)

Após a visualização de uns slides sobre Estilos de Comunicação, os alunos realizaram um role-play intitulado “Não me consumas” onde puderam pôr em prática a tomada de decisão, a construção de mensagens assertivas, e a resolução de conflitos. A situação retratada pelo role-play consistia na pressão de alguns amigos para que um jovem (não fumador) fumasse um cigarro, tendo este de encontrar argumentos e soluções para recusar o consumo. Desta forma, pretendia-se que os alunos encontrassem estratégias de resistência à pressão dos pares, competência esta necessária no dia-a-dia.

Segundo os alunos que participaram, este role-play retrata na perfeição uma situação real, a qual alguns referiram já ter passado.

A última actividade teve como objectivo levar os alunos a construir mensagens para os pares não consumidores de tabaco que já foram pressionados a fumar. O resultado foi:
- "Não fumes vais num bom caminho, logo não perdes a tua vida"
- "O que os outros dizem não importa, importa é o que tu achas"
- "Olá Pessoal!! Fiquem a saber que o fumo do tabaco prejudica a tua boa respiração e o bom funcionamento dos pulmões. Nota: Não fumes, para um bom funcionamento de ti."
- "Nega o que está mal!! NÃO FUMES!"
- " Fumar mata por isso diz "não"
- " Não estragues a vida"
- "Para boa saúde teres, resiste ao fumo, para conseguires viver!"
- "Não te deixes levar, fumar mata!!"
- "Fumar provoca escuridão por dentro"
- "Continua a ser tu mesmo e não apenas mais um!"
- "Fumar mata!"
- "Não te deixes levar pelos outros. Segue a tua opinião. SE TU MESMO!"
- "Não fumes"
- "A tua felicidade não depende de um cigarro"
- "Não cedas à pressão. O tabaco mata milhares de pessoas por ano. Não queiras ser uma dessas vítimas"








O Espanta Fumos estava completo:


Curiosidades:
Sabias que…
…nenhuma poluição industrial se compara com a provocada pelo fumo do cigarro?
…cada adolescente que não se deixa cair na “teia da nicotina” representará, em
média, menos de 15 mil euros ao longo de 40 anos para as indústrias do tabaco?
…o cancro do pulmão é o principal tumor ligado ao tabagismo mas não o único?
…a associação tabaco e pílula contraceptiva múltipla para 10 o risco de enfarte?
…não existem maneiras de fumar sem perigo, a solução passa sempre por deixar de fumar?

…o papel e o filtro dos cigarros contêm pigmentos e colas?
…os agentes do tabaco provocam a dependência física e psicológica, que se traduz em irritabilidade, redução da memória, da inteligência, da concentração, da atenção, do interesse sexual?

VANTAGENS EM NÃO FUMAR:
-Passas a ter um hálito fresco
-Evitas problemas respiratórios
-Evitas outros problemas de saúde, como doenças cardíacas, pulmonares, cancro
-Poupas cerca de 950€ por ano (1maço/dia)
-Haverá menos probabilidade dos teus filhos começarem a fumar
-Serás um BOM EXEMPLO para todos.

Obrigado a Todos. Espero que as pipocas vos tenha sabido bem ;)
Até dia 10!! Não se esqueçam, agora é a vez da Sexualidade

1 comentário:

Anónimo disse...

Não podia deixar de comentar este post... Acho q é muito importante alertar os jovens para os maleficíos do tabaco e explicar-lhes q não existem quiasquer benefícios. Digo isto porque fumo. Não digo isto com hipócrisia. É verdade, fumar MATA lentamente! O melhor é nunca começar :) Nos dias q correm os alertas são constantes mas temo q sejam banalizados pelos jovens q anseiam por experimentar de tudo um pouco, quer por vontade própria, quer por influência dos pares (outro assunto importante abordado neste blog). Agarrem-se à vida, agarrem-se ao q vos fizer bem e a tudo o q vos informe, ou seja, agarrem-se a este blog ;)
À autora deste blog deixo uma mensagem: Parabéns!! O espaço está muito giro. Certamente tocará muita gente. Continua na linha da frente... Parabéns!!!
Laura