quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

4ª Sessão “Pensado a dois”

Olá olá!!

Esta sessão começou precisamente por se falar do “ovo”: como foi o dia a cuidar do ovo, que responsabilidades sentiram, que dificuldades e por fim, se o "ovo" ganhasse voz que lhes diriam a todos aqueles que de alguma forma assumiram o papel de pai e de mãe.

As respostas foram diversificadas, desde "obrigado por cuidares de mim", a preciso de uma nova família ou foste um mau pai, o que demonstra as dificuldades em cuidar do outro, dando-lhe atenção, numa fase em que ainda se precisa é de receber …

“Ovos” sobreviventes?? Poucos! Mas isso também não era o mais importante! Alguns ficaram em casa (talvez numa tentativa de defesa :) ), alguns foram tão bem cuidados que mereceram ter um nome próprio (talvez reflicta o afecto e a ligação que se estabelecendo entre aquele que cuida e o que é cuidado – assim é entre mãe/pai e filho).

O importante nesta tarefa, que se assumiu para alguns como um grande desafio, era cuidar do ovo como se fosse seu e reflectir na importância de cuidar de um bebé que quando nasce é tão ou mais sensível do que um ovo.

Parabéns a todos os que conseguiram cumprir com esta tarefa (independentemente do tempo em que estiveram com o “ovo”) – cuidaram bem dele!

Por fim, foi entregue a ficha “Cuida de mim” para que pudessem reflectir sobre os cuidados de que necessita um bebé. Por falta de tempo, foi enviada para casa.

Depois de se falar sobre gravidez, sobre alguns sinais e sintomas que estão associados à gravidez, falamos também sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez. Para que se percebesse melhor o que diz a legislação sobre o assunto, foi distribuído o decreto-lei n.º 16/2007.

Ainda neste contexto, os alunos puderam completar a cartolina “Gravidez na Adolescência?!?” e reflectir sobre as vantagens e desvantagens de ser mãe/pai adolescente, e as consequências de ter um bebé na adolescência e de se fazer uma Interrupção Voluntária da Gravidez. Para isso voluntariaram-se dois parta-vozes para gerir o debate.

Só para teres alguma ideia das consequências da gravidez na adolescência:



Por fim, ainda se falou sobre o Planeamento Familiar, as idas ao Ginecologista e da importância de fazer a apalpação da mama e da citologia, como forma de prevenir o cancro da mama e do colo do útero, e das idas ao Andrologista (que é o ginecologista versão masculina) e da apalpação do testículo como forma de prevenir problemas futuros!!


Sabes para que serve o Planeamento Familiar?? Se não ora vê...


E assim terminamos mais uma sessão… a próxima será sobre Métodos Contraceptivos!!

Até breve!!

Sem comentários: